1) Em
1930, inaugura-se na cultura brasileira uma nova tendência: o realismo
regionalista de caráter social, com produções literárias e artísticas
comprometidas com a problemática nordestina: a seca, as instituições arcaicas,
a corrupção, o coronelismo, o latifúndio, a exploração de mão de obra, o
misticismo fanatizante e os contrastes sociais. Considere as imagens e os
textos abaixo e analise as questões a seguir.
(Candido Portinari, Os
retirantes).
Desde que estou
retirando
só a morte vejo
ativa,
só a morte deparei
e às vezes até
festiva;
só morte tenho
encontrado
quem pensava
encontrar vida,
e o pouco que não foi
morte
foi de vida severina
(aquela vida que é
menos
vivida que defendida,
e é ainda mais
severina
para o homem que
retira).
(João Cabral de Melo Neto,
Morte e vida severina).
(Cena do filme Vidas Secas,
de Nelson Pereira dos Santos)
“A caatinga estendia-se, de um
vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O vôo negro
dos urubus fazia círculos altos em redor de bichos moribundos. – Anda,
excomungado. O pirralho não se mexeu, e Fabiano desejou matá-lo. Tinha o coração grosso, queria responsabilizar alguém pela sua desgraça.
A
obstinação da criança irritava-o. Certamente esse obstáculo miúdo não era
culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava chegar, não sabia
onde.”
(Graciliano Ramos, Vidas Secas).
I-A pintura de Portinari, o cinema de Nelson Pereira dos Santos, a
poesia de João Cabral de Melo Neto e a prosa de Graciliano Ramos comungam com
os princípios do movimento regionalista de 1930: registrar e denunciar as
precárias condições de vida no sertão.
II- Nestas produções, os nordestinos são considerados como sujeitos
eleitos por uma força superior e destinados a enfrentar os obstáculos e as
agruras da vida.
III- Como se depreende das imagens ou dos textos acima, o sertanejo
é retratado como fraco, doente, ignorante, dependente e condenado
irremediavelmente pelas condições em que se encontra.
IV- As imagens plásticas e literárias criadas pelos artistas citados
definem o povo nordestino pelo que ele é e não pelo que lhe falta ter.
Quais estão corretas?
A) Apenas a I e II.
B) Apenas a I e III.
C) Apenas a II e III.
D) Apenas II e IV.
E) I, III e IV.
2) Observe
as imagens abaixo:
Vicente do Rego Monteiro foi um
dos pintores cujas telas foram expostas durante a Semana da Arte Moderna. Tal
como Michelâgelo, ele se inspirou em temas bíblicos, porém, com um estilo
peculiar. Considerando-se as obras apresentadas, o artista brasileiro.
a) estava preocupado em retratar
detalhes da cena.
b) demonstrou irreverência ao
retratar a cena bíblica.
c) optou por fazer uma escultura
minimalista, diferentemente de Michelângelo.
d) deu aos personagens traços
cubistas, em vez dos traços europeus, típicos de Michelângelo.
e) reproduziu o estilo da famosa
obra de Michelângelo, uma vez que retratou a mesma cena bíblica.
3) (UDESC
2010) A Semana da Arte Moderna de 1922 tinha como uma das grandes aspirações
renovar o ambiente artístico e cultural do país, produzindo uma arte brasileira
afinada com as tendências vanguardistas europeias, sem, contudo, perder o
caráter nacional; para isso contou com a participação de escritores, artistas
plásticos, músicos, entre outros. Analise as proposições em relação à Semana da
Arte Moderna, assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O movimento Modernista
buscava resgatar alguns pontos em comum com o Barroco, como os contos sobre a
natureza; e com o Parnasianismo, como o estilo simples da linguagem.
( ) A exposição da artista
plástica Anita Malfatti representou um marco para o modernismo brasileiro; suas
obras apresentavam tendências vanguardistas europeias, o que de certa forma
chocou grande parte do público; foi criticada pela corrente conservadora, mas
despertou os jovens para a renovação da arte brasileira.
( ) O escritor Graça
Aranha foi quem abriu o evento com a sua conferência inaugural "A emoção
estética na Arte Moderna"; em seguida, apresentou suas obras Paulicéia
desvairada e Amar, verbo intransitivo.
( ) O maestro e compositor
Villa-Lobos foi um dos mais importantes
e atuantes participantes da
Semana; neste ano comemoram-se 50 anos de sua morte.
( ) As esculturas de
Brecheret, impregnadas de modernidade, foram um dos estandartes da Semana; sua
maquete do Movimento às Bandeiras foi recusada pelas autoridades paulistas;
hoje, umas das esculturas públicas mais admiradas em São Paulo.
a) V,V,V,F,F
b) F,V,F,F,F
c) V,V,V,F,F
d) F,V,F,V,V
e) V,V,F,F,V
4) O movimento modernista de 1922,
iniciado com a semana da "Arte Moderna" em São Paulo, foi muito
importante para as novas concepções artísticas e intelectuais do Brasil e
caracterizou-se como :
a) movimento intelectual e
artístico organizado pela jovem intelectualidade brasileira, que rompeu com a
repressão ideológica dominante nas artes, com o objetivo de rever a cultura do
país e valorizar, através das artes em geral, componentes nacionais e
autenticamente brasileiros.
b) movimento cultural organizado
pelos artistas paulistanos em protesto contra a grande influência da cultura
norte-americana no Brasil, caracterizada pelo "way of life" que
predominava entre os artistas plásticos
c) movimento cultural organizado
pelos jornalistas de São Paulo contra a repressão política predominante na
República Velha, que implicou o fechamento de vários jornais e agências de
rádio, promovendo grande insatisfação na classe jornalística
d) movimento artístico que
divulgou o cinema novo, tendo a temática social como o centro das atenções de
cineastas e teatrólogos, que rompem com a linguagem convencional e retratam a
realidade brasileira
e) movimento cultural que
divulgou a moderna arquitetura brasileira que, por intermédio de Oscar
Niemeyer, se tornava uma arte internacionalmente famosa.
5)
MONET,C. Mulher com sombrinha. 1875, 100x81cm.
In: BECKETT, W. História da pintura. São Paulo: Atice, 1997.
Em
busca de maior naturalismo em suas obras e fundamentando-se em novo conceito
estético, Monet, Degas, Renoir e outros artistas passaram a explorar novas
formas de composição artística, que resultaram no estilo denominado
Impressionismo. Observadores atentos da natureza, esses artistas passaram a:
a) retratar, em suas obras, as cores que idealizavam de acordo com
o reflexo da luz solar nos objetos.
b) usar mais a cor preta, fazendo contornos nítidos, que melhor
definiam as imagens e as cores do objeto representado.
c) retratar paisagens em diferentes horas do dia, recriando, em
suas telas, as imagens por eles idealizadas.
d) usar pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas
diretamente na tela, sem misturá-las antes na paleta.
e) usar as sombras em tons de cinza e preto e com efeitos
esfumaçados, tal como eram realizadas no Renascimento.
6)
“Todas as manhãs quando acordo, experimento um prazer supremo: o de ser
Salvador Dalí.”
NÉRET, G. Salvador Dalí. Taschen, 1996.
Assim
escreveu o pintor dos “relógios moles” e das “girafas em chamas” em 1931. Esse
artista excêntrico deu apoio ao general Franco durante a Guerra Civil Espanhola
e, por esse motivo, foi afastado do movimento surrealista por seu líder, André
Breton. Dessa forma, Dalí criou seu próprio estilo, baseado na interpretação
dos sonhos e nos estudos de Sigmund Freud, denominado “método de interpretação
paranoico”. Esse método era constituído por textos visuais que demonstram
imagens:
a) do fantástico, impregnado de civismo pelo governo espanhol, em
que a busca pela emoção e pela dramaticidade desenvolveram um estilo
incomparável.
b) do onírico, que misturava sonho com realidade e interagia
refletindo a unidade entre o consciente e o inconsciente como um universo único
ou pessoal.
c) da linha inflexível da razão, dando vazão a uma forma de
produção despojada no traço, na temática e nas formas vinculadas ao real.
d) do reflexo que, apesar do termo “paranoico”, possui sobriedade
e elegância advindas de uma técnica de cores discretas e desenhos precisos.
e) da expressão e intensidade entre o consciente e a liberdade,
declarando o amor pela forma de conduzir o enredo histórico dos personagens
retratados.
7) Leia o texto seguinte para responder à questão.
O
Cubismo foi um movimento artístico que ocorreu nas artes plásticas, na primeira
metade do século 20. Para os cubistas, a pintura deveria representar a
natureza por meio de formas geométricas, como cones, esferas, cilindros e
cubos, então os artistas passaram a retratar os objetos com todas as suas
partes num mesmo plano frontal em relação ao espectador. Essa atitude de
decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de exatidão com a aparência
real das coisas.
De acordo com o texto anterior,
indique qual das telas seguintes representa o movimento descrito.
8) Observe a imagem do personagem
Homer Simpson (texto I) e a tela O grito (texto II), do artista plástico
Edvard Munch, a seguir, para responder à questão.
Texto I Texto II
Sobre a tela de Munch (Texto II),
está correto o que se afirma em:
a) A ênfase da tela é dada aos sentimentos das duas pessoas que
aparecem juntas ao lado da cerca, no canto do quadro.
b) A principal preocupação da imagem é retratar com fidelidade e
objetividade objetos inanimados.
c) O personagem central da tela revela sensações de sua vida
interior.
d) Por meio de traços precisos, o artista plástico revela com
objetividade o mundo exterior ao personagem.
e) A maneira simples com que é traçado o rosto do personagem
revela a falta de interesse do artista em seres humanos.
9) A Pintura do século XX evolui do figurativismo estilizado até a abstração
pura. Entre as principais correntes merece relevo o expressionismo, resultado
das inovações de Van Gogh, consistindo na tendência de deformar as figuras com
o objetivo de mostrar os sentimentos do artista ou o seu modo de ver o mundo e
mais:
I - O Cubismo, de Bracque e Picasso, tenta desvendar a estrutura dos objetos, destruindo totalmente a aparência dos mesmos e fazendo da pintura um ato completamente intelectual.
II - O Futurismo de Boccioni, Carrá e Duchamp, aceitando a despoetização do mundo, acaba por se transformar num mundo caricatural e burlesco de exaltação à máquina e à velocidade da era industrial burguesa, servindo de suporte ideológico ao Fascismo de Mussolini.
III - O Dadaísmo (de dada - cavalo em francês, na linguagem infantil), fundado pelo poeta romeno Tristan Tzara, condena a ordem que produziu a Primeira Guerra e critica a civilização, a religião e a moral.
As declarações dos dadaístas são confusas
propositadamente, objetivando, pela brincadeira, ridicularizar a sociedade, a
arte e a cultura tradicional. Escolha a alternativa com apoio no seguinte
código:
a) desde que estejam corretas as afirmações I, II e III
b) desde que estejam corretas apenas as afirmações I e II
c) desde que estejam corretas apenas as afirmações II e III
d) desde que estejam corretas apenas as afirmações I e III
e) desde que todas
as afirmações estejam erradas.
10) Assinale
a alternativa que menciona somente movimentos artísticos das Vanguardas
Europeias.
a ) Barroco, Rococó,
Art-nouveau.
b) Expressionismo, Cubismo, Surrealismo.
c) Neoclassicismo, Impressionismo, Romantismo.
d) Pop-art, Dadaísmo, Futurismo.
e) Construtivismo, Concretismo, Naturalismo.
11) Os movimentos culturais do
final do século XIX e das primeiras décadas do oséculo XX
dialogavam com as mudanças que ocorriam na sociedade ocidental, com a afirmação
do modo de produção capitalista e com as novas formas de pensar e de sentir o
mundo. Com o modernismo e as vanguardas artísticas, houve mudanças importantes,
pois:
I. Matisse, Van Gogh e Picasso expressaram com seus quadros mudanças nas concepções estéticas da pintura.
II. o dadaísmo procurou radicalizar nas suas propostas, criticando os valores estabelecidos, com destaque para a obra de artistas como Marcel Duchamp.
III. o surrealismo trouxe a exploração do inconsciente, presente na pintura do espanhol Salvador Dali e na obra literária do francês André Breton.
IV. com obras que causaram impacto, houve um rompimento frente aos modelos clássicos que adotavam regras e limites para o artista.
V. concepções literárias e
musicais renovadoras, estiveram presentes nas obras de Marcel Proust, James
Joyce, Debussy, Paul Éluard, Stravinsky e tantos outros.
Estão corretas as afirmativas:
a) II, III e IV
b) I, II, III e V
c) I, II, IV e V
d) II, III, IV e V
e) I, II, III, IV e V.
12) A peça Fonte foi
criada pelo francês Marcel Duchamp e apresentada em Nova Iorque em 1917.
A
transformação de um urinol em obra de arte representou, entre outras coisas,
a) a alteração do sentido de um objeto do cotidiano e uma crítica
às convenções artísticas então vigentes.
b) a crítica à vulgarização da arte e a ironia diante das
vanguardas artísticas do final do século XIX.
c) o esforço de tirar a arte dos espaços públicos e a insistência
que ela só podia existir na intimidade.
d) a vontade de expulsar os visitantes dos museus,
associando a arte a situações constrangedoras.
e) o fim da verdadeira arte, do conceito de beleza e importância
social da produção artística.
13) . Leia
atentamente o texto a seguir:
A arte recente tem utilizado não apenas tinta, metal e
pedra, mas também luz, ar, som, palavras, pessoas, comida, e muitas coisas.
Hoje existem poucas técnicas e métodos de trabalho, se é que existem, que podem
garantir ao objeto acabado sua aceitação como arte. (...) Embora a pintura
possa continuar sendo importante para muitos, ao lado dos artistas tradicionais
há aqueles que utilizam fotografia e vídeo, e outros que se engajam em
atividades tão variadas como caminhadas, apertos de mão ou cultivo de plantas.
(ARCHER, prefácio, 2001)
Ao relacionarmos o texto com a imagem apresentada acima,
é INCORRETO afirmar:
a) A arte do momento atual, dita como arte contemporânea,
se apropria das coisas do mundo e, principalmente, de elementos que representam
a realidade urbana.
b) A arte
contemporânea procura manter, a qualquer custo, o conceito de “obra-prima”,
aquela que “dura para sempre”, por isso se utiliza de objetos do nosso
cotidiano, como cadeiras, garrafas, entre outros.
c) A arte contemporânea se aproxima da vida, nela, tudo
pode ser incorporado, o espectador é provocado e convidado às mais variadas
reflexões sobre a arte e sobre a vida.
d) A arte contemporânea se beneficia de imagens comuns e
descartáveis, veiculadas pelas mídias e novas tecnologias.
e) Os objetos do cotidiano, muitas vezes, deixam de ser
meros elementos a serem inseridos na obra para se transformarem na própria
obra, sendo utilizados como representação de valores e conceitos.
14) Analise
a figura e responda a questão:
A obra
realizada por Frans Krajcberg, ao longo de meio século, baseada no íntimo
relacionamento com a natureza, é mais do que um projeto estético. É uma ética.
É a invenção de um destino através da reinvenção da natureza. Uma luta titânica
que vem travando no interior mesmo da natureza, no coração vulcânico da matéria
natural, em nome de uma revolta individual que tinha muito a ver com sua
solidão, mas que adquiriu, com o tempo, uma dimensão universal e planetária,
quando encarada no plano mais ambicioso de uma política e ética ecológicas.
(Adaptado
de: MORAIS, Frederico. Frans Krajcberg: a arte como revolta. FRANS Krajcberg
revolta. Rio de Janeiro: GB Arte, 2000.)
Com base no texto, na figura e nos conhecimentos sobre a produção
do artista Frans Krajcberg, assinale a alternativa correta.
a) Pela temática e procedimentos empregados, a escultura
apresentada é uma obra representativa do Naturalismo no Brasil.
b) Essa escultura se caracteriza como performance, pois modifica,
em termos visuais e simbólicos, o contexto natural onde está inserida.
c) Essa escultura é figurativa e representa uma aranha, artrópode
quelicerado típico dos mangues brasileiros.
d)
As madeiras de suas esculturas são recolhidas, entalhadas e reorganizadas pelo
artista, demonstrando sua preocupação com a natureza e com a arte.
e) O trabalho de Krajcberg consiste em cortar árvores para
realizar a modelagem de suas esculturas; em contrapartida, contribui para o
reflorestamento.
15) Leia o texto, observe as imagens a seguir e
assinale a alternativa correta sobre a Land Art:
A Land Art, também conhecida como Earth Art ou Earthwork é o tipo
de arte em que o terreno natural, em vez de prover o ambiente para
uma obra de arte, é ele próprio trabalhado de modo a integrar-se à obra. A Land Art surgiu em finais da década de
1960, em parte como consequência de uma
insatisfação crescente em face da deliberada monotonia cultural pelas formas
simples do minimalismo, em parte como expressão de um desencanto relativo à
sofisticada tecnologia da cultura industrial, bem como ao aumento do interesse às questões ligadas à ecologia.
a) É
um tipo de arte que, por suas características, não é possível expor em museus
ou galerias (a não ser por meio de fotografias). Devido às muitas dificuldades de colocar-se em prática os esquemas de land art, suas obras muitas
vezes não vão além do estágio de projeto. Assim, a afinidade com a arte conceitual é mais do que apenas aparente.
b) Esse tipo
de arte apresenta fascínio pela tecnologia moderna e a utilização de métodos
mecânicos de reprodução, como a fotografia e a impressão tipográfica.
c) Esse tipo de arte reivindica
uma ruptura com o passado, buscando novas formas, assuntos e estilo, que melhor
representa a modernidade, era das máquinas, aeroplanos, fábricas e da
velocidade.
d) Com
suas formas geométricas representadas, na maioria das vezes, por cubos e
cilindros, essa arte rompeu com os padrões estéticos que primavam pela
perfeição das formas na busca da imagem realista da natureza. A imagem única e
fiel à natureza, tão apreciada pelos europeus desde o Renascimento, deu
lugar a esta nova forma de expressão onde um único objeto pode ser visto por
diferentes ângulos ao mesmo tempo.
e)
As principais características desse tipo de arte são ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens; Uso de
técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural e valorização da
decomposição das cores.
16) Leia
o texto e observe as imagens a seguir:
O termo arte Rupestre remete
as pinturas pré-históricas encontradas em grutas e cavernas e nos paredões
rochosos expostos. Os recursos naturais utilizados para colorir e fixar essas
pinturas geralmente se constituíam de pó de rochas, carvão vegetal,
excrementos, látex de plantas, substâncias geralmente gordurosas que serviam de
base para uma mistura homogênea. Mistura essa que mantém as pinturas na
superfície de seu suporte rochoso, algumas por mais de 20 mil anos.
(FUNARI, P. P. Os
desafios da destruição e conservação do patrimônio cultural no Brasil.
Revista Adusp, São Paulo, v.19 2000.)
Pintura rupestre do Parque Nacional da
Serra da Capivara (Toca do Boqueirão da Pedra Furada)
A pintura
rupestre, que é um patrimônio cultural brasileiro expressa:
a) o conflito entre os povos indígenas e os
europeus durante o processo de colonização do Brasil.
b) A organização social e política de um povo
indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que
viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de
grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos
paleoíndios da América durante o período colonial.
GABARITO: 1)B, 2) D, 3) D, 4) A, 5) D, 6) B, 7) C, 8) C, 9)A, 10) B, 11) E, 12)
A, 13)B, 14) D, 15) A, 16) C.
Obrigada pela contribuição para a compreensão e ensino das artes.
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