RESUMO:
Cubismo
• Data:
Início do Século XX (Século de mudanças)
• Inspiração:
Cézzane
• Observação:
Recebeu esse nome devido ao uso de formas geométricas pelos seus artistas.
• Principal
expoente: Pablo Picasso
• Importante:
Há uma vertente chamada Abstracionista.
Características
- Uso de formas geométricas, inspirados por Cézanne;
2. Uso de numerosos ângulos na tela para dar impressão de
várias dimensões.
PICASSO
GÊNIO DA ARTE DO SEC XX
“Quando eu era criança minha mãe me dizia: ‘se te fazes soldado,chegarás a General; se te fazes cura,chegarás a papa...’Eu queria ser pintor e cheguei a Picasso.”
GÊNIO DA ARTE DO SEC XX
“Quando eu era criança minha mãe me dizia: ‘se te fazes soldado,chegarás a General; se te fazes cura,chegarás a papa...’Eu queria ser pintor e cheguei a Picasso.”
FASE AZUL:
• MORTE
DO AMIGO CASAGEMAS FEZ O PINTOR MERGULAHAR EM UMA PROFUNDA TRISTEZA E DEPRESSÃO;
NESTA FASE ABORDOU TEMAS COMO O ABANDONO, A SOLIDÃO E A
MORTE.
FASE ROSA :
EM 1904 FEZ SUA QUARTA E ULTIMA VIAGEM A PARIS, ONDE SE
INSTALOU NO ATELIE DE UM AMIGO.
PASSOU A CONVIVER COM OUTROS PINTORES LITERATOS, POETAS E CRITICOS DE ARTE FRANCESES.
AOS POUCOS A FRIEZA DO AZUL CEDEU ESPAÇO PARA CORES MAIS QUENTES.
PASSOU A CONVIVER COM OUTROS PINTORES LITERATOS, POETAS E CRITICOS DE ARTE FRANCESES.
AOS POUCOS A FRIEZA DO AZUL CEDEU ESPAÇO PARA CORES MAIS QUENTES.
Cubismo é um agito artístico que surgiu no século
XX, APLICANDO FORMAS GEOMETRICAS EM SUAS PINTURAS, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque e
tendo se expandido para a literatura e a poesia.
LES
DEMOISELLES D’AVIGNON, 1907
ÓLEO SOBRE TELA
243,9 X 233,7 CM
THE MUSEUM OF MODERN ART,
NOVA YORK(EUA)
• ESTA
OBRA É DEFINIDA COMO O QUADRO QUE REVOLUCIONOU A HISTORIA DA ARTE, SEU
GEOMETRISMO E SUAS DEFORMAÇÕES INAUGURARAM O CUBISMO E POR EXTENÇÃO A PINTURA
MODERNA
• EXPLOROU
A SIMPLIFICAÇÃO DA FIGURA HUMANA
• REFERÊNCIAS
DE MATISSE E DERAIN
• CONHECEU
AS COLEÇÕES DE ARTE PRIMITIVA DO MUSEU DE ETNOLOGIA DE TROCADERO
• TRABALHOU
MAIS DE 9 MESES,DURANTE OS 6 PRIMEIROS MESES ELABOROU MAIS DE 809 ESBOÇOS
• CENA
DE BORDEL DA RUA AVIGNON
• MATISSE
O ACUSOU DE COPIAR SEU QUADRO ALEGRIA DE VIVER 1906
• O
QUADRO FICOU GUARDADO ATÉ 1916 E ASSIM
GANHOU SEU NOME ATUAL
GUERNICA
1937
ÓLEO SOBRE TELA
351 X 782,5 CM
MUSEU NACIONAL CENTRO DE ARTE REINA SOFIA,MADRI(ESPANHA)
“A PINTURA NÃO É FEITA PARA DECORAR AS MORADIAS. É UM INSTRUMENTO DE GUERRA OFENSIVA E DEFENSIVA CONTRA O INIMIGO.”
PABLO PICASSO
1937
ÓLEO SOBRE TELA
351 X 782,5 CM
MUSEU NACIONAL CENTRO DE ARTE REINA SOFIA,MADRI(ESPANHA)
“A PINTURA NÃO É FEITA PARA DECORAR AS MORADIAS. É UM INSTRUMENTO DE GUERRA OFENSIVA E DEFENSIVA CONTRA O INIMIGO.”
PABLO PICASSO
FOI CONVIDADO PELA REPÚBLICA ESPANHOLA PARA UAM EXPOSIÇÃO EM
PARIS,EM 26 DE ABRIL DE 1937 OCORREU O ATAQUE A CIDADE DE GUERNICA
ESPANHA,ENVIADO POR HITLER EM APOIO A FRANCO,GUERRA CIVIL ESPANHOL
Cubismo Sintético
- (1911) reagindo à
excessiva fragmentação dos objetos e à destruição de sua estrutura. Basicamente,
essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis. Também
chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de
madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas.
Cubismo Analítico
- (1909) caracterizado
pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. Decompondo a obra em
partes, o artista registra todos os seus elementos em planos sucessivos e
superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os
ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela.
VANGUARDAS EUROPÉIAS
DADAÍSMO
-
São formados diferentes grupos, em diversas
cidades, unidos pelo espírito de questionamento crítico e pelo sentido
anárquico das intervenções públicas;
-
- Movimento de crítica cultural que
questiona não somente as artes visuais, mas também modelos culturais;
-
-
Movimento radical de contestação de valores que utiliza variados canais de
expressão: revista, manifesto, exposição e outros;
-
- As manifestações dos grupos dada são
intencionalmente desordenadas e pautadas pelo desejo do choque e do escândalo,
procedimentos típicos das vanguardas de modo geral;
PROPOSTA DADA:
w O
Dadaísmo surge com a clara intenção de destruir todos
os sistemas e códigos estabelecidos no mundo da arte. Trata-se,
portanto, de um movimento antipoético, antiartístico, antiliterário,
visto que questiona até a existência da arte, da poesia e da literatura. É
contra a beleza eterna, contra as leis da lógica, contra a eternidade dos
princípios, contra a imobilidade do pensamento e contra o universal.
Marcel Duchamp:
Ready-made:
w O
termo é criado por Marcel Duchamp (1887 - 1968) para designar um tipo de objeto
que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa,
selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços
especializados (museus e galerias).
w Ao
transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica
radical ao sistema da arte. Assim, objetos utilitários sem nenhum valor
estético em si são retirados de seus contextos originais e elevados à condição
de obra de arte simplesmente ao ganhar uma assinatura e um espaço em
exposições.
FUTURISMO
w O futurismo é um movimento artístico
e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a
publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo
Marinetti, no jornal francês Le Figaro. A obra rejeitava o moralismo e o
passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na
elevação da violência.
O futurismo
desenvolveu-se em todas as artes, influenciando vários artistas que
posteriormente instituíram outros movimentos modernistas. Repercutiu
principalmente na França e na Itália, onde vários artistas, entre eles Filippo
Marinetti, se identificaram com o fascismo.
“Nós
queremos glorificar a guerra, o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor
dos libertários, as belas ideias por que se morre e o desprezo da mulher”.
Trecho do
Futurismo:
w "Queremos destruir os museus, as
bibliotecas e as academias de todas as espécies, e combater o moralismo, o
feminismo e todas as torpezas oportunistas e utilitárias. Cantaremos as grandes
multidões excitadas pelo trabalho, o prazer ou os motins, as marés
multicoloridas e de milhares de vozes da revolução em capitais modernas. Cantaremos
a incandescência noturna e vibrante de arsenais e estaleiros, resplandecendo
sob luares elétricos, as vorazes estações devorando suas fumegantes
serpentes... Lançamos da Itália para o mundo este nosso manifesto de violência
irrefreável e incendiária, com o qual fundamos hoje o Futurismo, porque
queremos libertar esta terra do fétido câncer de professores, arqueólogos,
guias e antiquários."
SURREALISMO
Contexto
histórico:
w Fim da Primeira Guerra Mundial; a
Europa vive um período de instabilidade política, social e ideológica.
w Revolução Russa > levou a classe
operária pela primeira vez ao poder, fazendo com que o mundo capitalista se
sentisse ameaçado.
w Os valores tradicionais passaram a
ser mais intensamente questionados, o que, no meio artístico, levou à busca de
novas formas de analisar e representar a realidade.
Manifestações
artísticas surgem como novas alternativas dentro de um mundo angustiado com a
guerra.
w Num ambiente totalmente fragilizado,
aparece o Surrealismo. Desestabilizador e desestruturando toda a ideia de cultura existente até então,
propõe a junção de imagens bizarras com o intuito de escandalizar e chocar a
sociedade com a deformação intencional da realidade.
O que é
Surrealismo?
w Baseado nas teorias psicanalíticas de
Sigmund Freud, o Surrealismo defende o uso do inconsciente para criação
artística.
w Foi fundado na França, pelo poeta
André Breton, na década de 1920.
“ A
criatividade deveria se alimentar aos níveis mais profundos do inconsciente,
dos sonhos e alucinações e a mesmo tempo excluir o pensamento racional. Era
preciso banir a razão, o gosto e a vontade consciente do processo criativo.” (André
Breton)
Vamos
lembrar as características básicas do Surrealismo:
w Estuda os sonhos e a imagens do
inconsciente.
w Nada deve a lógica, a moral ou a
razão.
w É considerada uma arte profana.
w E também é considerado como A ARTE
DOS LOUCOS.
O movimento artístico
dividiu-se em duas correntes:
A primeira, representada principalmente por Salvador Dalí e
René Magritte trabalha com a distorção e justaposição de imagens
conhecidas.
Os artistas da segunda corrente libertam a mente e dão vazão
ao inconsciente, sem nenhum controle da razão. Joan Miró e Max Ernst são os maiores representantes.
SALVADOR DALÍ:
w Nascido na cidade catalã de Figueres,
na Espanha, começou a pintar por volta dos 13 anos.
w Cinco anos depois, em 1922, Salvador
Dalí mudou-se para Madri, onde ingressou na Academia de San Francisco.
w Insere-se no movimento em 1929, com a
ajuda da russa Elena Diakonova (Gala).
w No início da Segunda Guerra, em 1940,
Dalí e Gala mudaram-se para os Estados Unidos.
w O casal permaneceu nos EUA até 1955
w Morreu 1989 – Pneumonia.
RENÉ MAGRITTE
w Magritte nasceu em Lessines, Bélgica, no
dia 21 de novembro de 1898
w Praticava o surrealismo realista, ou
“realismo mágico”.
w Mudou-se para Paris em 1927, onde começou
a se envolver nas atividades do grupo surrealista
w Pintor de imagens insólitas, às quais deu
tratamento rigorosamente realista, ultilizou-se de processos ilusionistas.
w 1967
- Câncer
Magritte representa e reflete a diferença entre o real e a representação, fazendo uma clara distinção entre ambos.
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