ROMANTISMO
AULA 14
AULA 14
HISTÓRICO
Final
do séc XVIII ,mas
Historicamente situa-se entre 1820 e 1850.
O Romantismo está ligado a dois
acontecimentos:
A
Revolução Francesa e a Revolução Industrial, responsáveis pela formação da
sociedade burguesa.
Depois
da revolução francesa (1787-1789), seguiu-se uma época de rápidas e profundas
mudanças sociais, políticas e culturais.
Contexto histórico
Após
a Revolução Francesa, o absolutismo entrou em crise, cedendo lugar ao
liberalismo (doutrina fundamentada na crença da capacidade individual do
homem). O progresso político, econômico e social da burguesia, preparou terreno para que surgisse um
fenômeno cultural baseado na liberdade de criação , expressão e na supremacia
do indivíduo, que não mais obedece a padrões pré-stabelecidos.
O
individualismo tornou-se um valor básico da sociedade da época.
Foi nesse contexto que surgiu o Romantismo.
Absolutismo é
uma teoria política que defende que alguém (em geral, um monarca)
deve ter o poder absoluto, isto é,independente de outro
órgão.
(Oposição ao
Neoclassicismo: Que reviveu os
princípios estéticos da Antiguidade clássica.
O Romantismo
procurou se libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão. )
Características
1) Fantasia,
subjetivismo;
2) Sentimento,
sonho;
3) Paixão;
4) Imaginação
;
5) A
natureza antes pano de fundo das cenas aristocráticas ganha importância.
6) Também
nacionalismo e idealização da mulher.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Nacionalismo,
historicismo e medievalismo: Exaltação dos valores e os heróis nacionais,
ambientando seu passado histórico, principalmente o período medieval (alguns
românticos se interessavam pela origem de seu povo, de sua língua e de seu
próprio país. Na Europa, eles acharam no cavaleiro fiel à pátria um ótimo modo
de retratar as culturas de seu país. Esses poemas, ou romances de cavalaria, se
passam em eras medievais e retratavam grandes guerras e batalhas).
Arquitetura
Inspirou-se
em diferentes estilos históricos, o que motivou a sucessão dos revivalismos.
Numa primeira fase (ainda no séc. XVIII), os arquitetos românticos
inspiraram-se na arquitetura medieval e, posteriormente, recorreram a todos os
estilos arquitetônicos desde o renascentista ao neoclássico. Expandiu-se um
pouco por toda a Europa até finais do século XIX.
O
palácio de Westminster é a sede do parlamento britânico em Londres.
Originalmente construído na Idade Média, depois do último incêndio em 1834 que
o destruiu .O arquiteto Charles Barry juntamente com August Pugin,
reconstruíram o palácio em estilo neogótico.
Escultura
A
escultura romântica não brilhou exatamente pela sua originalidade, nem tão
pouco pela maestria de seus artistas. Do ponto de vista funcional, a escultura
romântica não se afastou dos monumentos funerários, da estátua equestre e da
decoração arquitetônica, num estilo indefinido a meio caminho entre o
classicismo e o barroco.
François
Rude - "A
Marselhesa" (ou "Partida dos Voluntários de
1792"). É uma obra cheia de energia
e imortalizou o artista. Ela exibe uma figura da pátria-mãe com asas,
pedindo para que os voluntários lutem pela nação.
Arco do Triunfo - Paris
Literatura
O
Romantismo surge na literatura quando os escritores trocam o mecenato
aristocrático pelo editor, precisando assim cativar um público leitor. Esse público
estará entre os pequenos burgueses, que não compreende os valores literários
clássicos e aprecia mais a emoção que a sutileza e o requinte. Goethe,
Schiller, Lord George Byron, Charles Dickens, Jean Jacques Rousseau.
Schiller, Lord George Byron, Charles Dickens, Jean Jacques Rousseau.
A
HISTÓRIA DE TRISTÃO E ISOLDA E SUA TRAIÇÃO AO REI MARCO, DA CORNUÁLIA
Características gerais da pintura:
-
Aproximação das formas barrocas;
-
Composição em diagonal sugerindo
instabilidade e dinamismo ao observador;
-
Valorização das cores e do claro-escuro.
-
Dramaticidade .
Pintura
Goya ,
Pintor espanhol
, nomeado "Primeiro Pintor da
Câmara do Rei", de Carlos IV; Contraiu uma doença desconhecida,, ficando temporariamente paralítico,
parcialmente cego e totalmente surdo; A alegria desapareceu lentamente de suas
pinturas, as cores se tornaram mais escuras .
TRÊS DE MAIO– 1808 (1814-1815)
.
1-SACERDOTE
DIANTE DA MORTE.
QUERIA DIZER QUE HAVIA
ECLISIÁSTICOS NA REBELIÃO DO POVO.
2- A IMPOTÊNCIA.
ROSTOS AGONIADOS .
3- OS QUE ESPERAM.
GOYA MOSTRA O GRUPO A ESPERA DA MORTE. O RESTANTE DAS
PESSOAS TIVERAM UM ASPECTO SURREALISTA.
4- LUZ
E COR.
A MAIOR ILUMINAÇÃO RECAI SOBRE A FIGURA QUE ERGUE OS BRAÇOS, É O CENTRO DAS ATENÇÕES DA OBRA COM CORES MAIS ATRAENTES.
A MAIOR ILUMINAÇÃO RECAI SOBRE A FIGURA QUE ERGUE OS BRAÇOS, É O CENTRO DAS ATENÇÕES DA OBRA COM CORES MAIS ATRAENTES.
5- A BARBÁRIE
O CADÁVER SOBRE O SANGUE, COM UM
BURACO NA TESTA,A CABEÇA MACHUCADA-É UMA IMAGEM DE TENSÃO, COM A QUAL GOYA
PROTESTA CONTRA A BÁRBARIE DAQUELES TEMPOS.
CENAS
DE INQUISIÇÃO 1812-1814 GOYA
A
FAMÍLIA DE CARLOS IV 188-1801
280 x 336 cm, MUSEU DO PRADO - MADRI
280 x 336 cm, MUSEU DO PRADO - MADRI
Eugéne Delacroix
A
Liberdade guiando o povo, Delacroix
A
Liberdade Guiando o Povo é uma pintura de
Delacroix em comemoração à Revolução de Julho de 1830, com a queda de
Carlos X. Uma mulher representando a Liberdade, guia o povo por cima dos corpos
dos derrotados, levando a bandeira tricolor da Revolução francesa em uma mão e
brandindo um mosquete com baioneta na outra. A pintura é talvez a obra mais
conhecida de Delacroix e uma das representações mais famosas do período
romântico.
Valoriza a mulher, o nacionalismo.
Trata da Revolução de 1830, na França; que depôs o rei burguês.
• A
liberdade: representada como uma deusa clássica, sinônimo de virtude e
eternidade. No entanto, seus traços robustos são comuns ao povo francês.
Empunha uma arma moderna – um mosquete.
• Os
cadáveres: os mortos são membros da guarda de elite do rei. O realismo dos
cadáveres é inspirado em obras de Antoine-Jean Gros, pintor que Delacroix
admirava.
• O
homem sem calças: outro fator que torna a obra complexa e ambígua é a
presença deste cadáver desnudado, um homem desprovido de sua dignidade. Suas
roupas foram furtadas, e provavelmente pelos revoltosos. Outros personagens do
quadro apresentam-se com objetos roubados dos cadáveres. Assim, mesmo entre
aqueles que lutam pela liberdade, há atitudes censuráveis. Delacroix não se
esforça para “higienizar” o conflito ou torna-lo mais nobre. A guerra, em si,
parece-lhe indigna.
• As
bandeiras: duas bandeiras , uma empunhada pela liberdade, e outra sobre a
Catedral de Notre Dame. A bandeira tricolor foi utilizada na Revolução Francesa
de 1789 e nas guerras de Napoleão. Após a derrota deste em Waterloo, a bandeira
não foi mais utilizada. O regresso deste símbolo é carregado de emoção, como se
o povo reconquistasse o seu orgulho.
• O
campo de batalha: o centro da revolução de 1830 foi a Ponte d ‘Arcole, e
provavelmente este é o cenário da pintura. Porém, nenhum posto de observação
permite esta vista de Notre Dame. Como outros pintores românticos, Delacroix
abdica de uma fidelidade literal aos fatos em prol de um maior efeito
dramático.
• A
composição: é uma composição clássica, piramidal, em que a liberdade ocupa
o vértice da pirâmide. O mosquete com baioneta que a liberdade empunha cria uma
linha paralela com a arma segurada pela criança.
• As
cores: as cores vivas da bandeira auxiliam o destaque para a mulher que
simboliza a liberdade. Nota-se que o vermelho da bandeira está sobre o céu
azul, o que o salienta ainda mais. As cores se repetem nas roupas do
trabalhador aos pés da liberdade. As vestes da liberdade são pintadas em um tom
mais claro do que aqueles encontrados no restante da pintura, facilitando o
sentido de leitura.
• A
luz: Delacroix dominava a técnica do chiaroscuro. Estes fortes contrastes
de luz e sombra conferem maior dramaticidade à cena. Na paisagem, a luz do
entardecer se mistura a fumaça dos canhões, dissolvendo-se em um brilho
marcante.
• A
pincelada: as pinceladas de Delacroix são visíveis na tela, o que contraria
as regras acadêmicas que determinam que a pincelada deve ser “invisível”.
Turner Joseph
Mallord William Turner (Londres, 23 de Abril de 1775 – Chelsea, 19 de
Dezembro de 1851).
Chuva, vapor e velocidade
O
NAVIO NEGREIRO 1840
Navio Zong, que fazia o trajeto
da África para a Jamaica, em 1783. Uma doença espalhou-se pelos porões do
navio, e alguns escravos corriam risco de morte. O seguro cobria mortes no mar,
mas não escravos vitimados por doenças. Temendo perder dinheiro, o capitão
desce aos porões do navio e seleciona todos os escravos com sintomas da doença.
Joga-os ao mar, acorrentados nos pulsos e nos pés, para poder receber o
dinheiro do seguro. São 132 escravos, homens, mulheres e crianças. O mar do
caribe está repleto de tubarões, e muitos dos escravos são dilacerados. Os que
escapam dos tubarões morrem afogados. Este caso, ao ser descoberto, escandalizou
a sociedade inglesa da época.
São pintores que se destacaram no
período Romântico: Eugène Delacroix , Francisco Goya , William
Turner , Theodore Géricault e John
Constable.
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