domingo, 10 de maio de 2015

NOVO COLÉGIO: AULA 5 e 6. ARTE CRISTÃ PRIMITIVA E ARTE BIZANTINA.


ARTE
AULA – 5 e 6.
2º ANO  RESUMO
ARTE CRISTÃ PRIMITIVA,
ARTE BIZANTINA.

ARTE CRISTÃ PRIMITIVA
Ò  Quando o cristianismo era perseguido no Império Romano, os cristãos se refugiavam nas catacumbas (túmulos subterrâneos) para a realização de seus cultos,servindo a fé, Criam uma arte própria,feita sobretudo de símbolos.
Ò  NERO: proíbe o cristianismo e por sua vez, persegue os cristãos, que manifestavam a sua fé em locais mais afastados.
Ò  CATACUMBAS: galerias subterrâneas, onde eram enterrados os mortos e onde os cristãos puderam manifestar a sua fé, desenhando símbolos referentes a vida de Cristo.
A arquitetura paleocristã foi simples e caracterizada pela simbologia das passagens da Bíblia. Destacamos numa primeira fase catacumbas e cemitérios subterrâneos em Roma para celebração de cultos cristãos.
Ainda hoje podemos visitar as catacumbas de Santa Domitila e Santa Priscila. Com a legalização do Cristianismo, surgem as basílicas, edificações enormes com 3 naves e um portão principal na fachada, destinadas ao comércio e assuntos judiciais. Com o fim da perseguição aos cristãos, os romanos cederam algumas basílicas para os cultos cristãos. As basílicas cristãs foram revestidas com mosaicos contando passagens do Antigo e Novo Testamento. Os mausoléus e sarcófagos, utilizados pelos mais ricos, também receberam esse mesmo material.
A pintura paleocristã é bastante escassa e totalmente simbólica. Restaram alguns afrescos, encontrados nos muros das catacumbas; seus temas eram sempre baseados no Cristianismo, podiam representar orações, figuras humanas e de animais, símbolos cristãos e passagens dos Evangelhos e cenas típicas da vida religiosa da época.
A AFIRMAÇÃO DO CRISTIANISMO COINCIDIU HISTÓRICAMENTE COM O MOMENTO DE ESPLENDOR DA ARTE BIZANTINA, QUE ERA POPULAR E Ò  SIMPLES, DEPOIS DA OFICILIZAÇÃO , CRISTIANISMO ASSUME UM CARÁTER MAJESTOSO, QUE EXPRIME PODER E RIQUEZA.
Arte Bizantina
Arte bizantina tem suas raízes na arte primitiva cristã e permanece profundamente ligada à religião.
  Em 313, o imperador Constantino concebe liberdade de culto aos cristãos, através do Édipo de Milão;
  Em 330, Constantino funda a cidade de Constantinopla;
  Em 391, o Imperador Teodósio torna o cristianismo a religião oficial do Império Romano;
  Em 395, a Europa Ocidental é invadida pelos germânicos;
  Em 476, quedo do Império romano do Ocidente;
  Entre 527 e 565, apogeu político e cultural bizantino, no governo Justiniano.
  A cidade de Ravena, na Itália, torna – se o centro do Império Bizantino na Europa Ocidental.
  Em 1453, queda do Império Romano do Oriente, com a tomada de Constantinopla pelos turcos;
  Na arte, influencia de Roma, Grécia e do Oriente, refletindo grandiosidade de Estilo.
PINTURA:
          Representação através da frontalidade;
          Determinação das posições que cada pessoa ou objeto deve ocupar na composição;
          Processo simbólico entre traços e costumes das personagens soberanas com as sagradas;
          As pinturas são Simbólicas, ornamentais e figurativas
          Representação “simbiótica” entre as personagens reais e as sagradas através de seus objetos caracterizadores: so­beranos com ares divinos e personagens sagradas com ares reais.
ESCULTURA:
          Pouca atenção ao semblante;
          Apresentam – se de frente, solenes e formais;
         Grandes olhos voltados para o alto;
      •       Dípticos de marfim – pequeno altar portátil;
         Relevos – cenas das vitórias dos soberanos, priorizava a postura frontal e austera;
         Questão Iconoclasta, que em 726, por decreto imperial, alem de proibir o uso de imagens nos cultos religiosos, manda quebrar as existentes, provocando, assim, uma ruptura no programa cultural da escultura.
Mosaicos
Apresenta a mais alta expressão da arte bizantina. Não se destina apenas à ornamentação, apresenta cenas do evangelho e ensinamentos dos imperadores, para a doutrinação dos cristãos.
         Usadas em paredes e tetos – cúpulas, domos e absides;
         Janelas feitas de vidro brilhante;
         Retratam temas religiosos;
         Fundo abstrato;
         Utilizam a cor ouro e o azul preferencialmente;
         Figuras são chapadas e não apresentam nenhum interesse pelo esboço de volume e perspectiva;
         Rígida simetria sem qualquer menção de movimento;
         Figuras altas e esguias, com enormes olhos em amendoadas faces, olhavam com expressão solene, diretamente para a frente.

Arquitetura
Também iluminada e conduzida pela religião, atinge sua representação mais completa na edificação das igrejas.

Bibliografia:
GOMBRICH, E. H. A História da Arte.                          .
Rio de Janeiro: Livros Técnicos e  Científicos Editora S.A 1999 .
                          
PROENÇA, Graça.História da Arte.

São Paulo: Ática,2006.

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