IMPRESSIONISMO
o nascimento da arte moderna
o nascimento da arte moderna
AULA 17
Resumo:
Contexto
histórico
¨ Surgimento:
O nome veio de uma crítica no jornal.
Uma ironia em relação a um quadro de Monet chamado Impressão: o
Sol se levanta.
¨ Último
movimento artístico do século XIX.
¨ A
primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa
exposição coletiva realizada em Paris, em
1874. O público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois
se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura.
O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou
profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século
XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas,
que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados
que caracterizaram a pintura impressionista.
Características
1) A pintura deve registrar as tonalidades que os objetos
adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da
natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol;
2) As figuras não devem ter contornos nítidos, pois a linha
é uma abstração do ser humano para representar imagens.
3) As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura
das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas
nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura,
combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto,
de ser técnica para ser óptica.
¨ A
ORIGEM ESTA LOCALIZADA NOS ANOS 1860,
QUANDO VÁRIOS PINTORES AMIGOS RESOLVERAM RETRATAR A REALIDADE QUE OS RODEIA.
¨ O
QUADRO DE MANET , ALMOÇO NA RELVA (1863) NÃO FOI ACEITO PELO JÚRI DO
SALÃO OFICIAL ,POIS FOI ACUSADO DE OBSCENIDADE E VIROU SÍMBOLO DO SALÃO DOS
REJEITADOS.
¨ APESAR
DE SER ÍDOLO DOS PINTORES MAIS JOVENS, FICOU UM POUCO ALHEIO AO MOVIMENTO.
Claude Monet 1840-1908
O pintor da luz
O pintor da luz
Pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em
diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com
sua luminosidade.
AUGUSTE RENOIR 1841- 1919
O pintor da felicidade.
O pintor da felicidade.
Ò Foi
o pintor impressionista que ganhou maior popularidade e chegou mesmo a ter o
reconhecimento da crítica, ainda em vida. Seus quadros manifestam otimismo, alegria
e a intensa movimentação da vida parisiense do fim do século XIX. Pintou o
corpo feminino com formas puras e isentas de erotismo e sensualidade, preferia
os nus ao ar livre, as composições com personagens do cotidiano, os retratos e
as naturezas mortas.
Edgar Degas 1834 – 1917
¨ Valorizava
o desenho, e não apenas a cor;
¨ Pintou
poucas paisagens e cenas ao a livre;
¨ Os
ambientes de seus quadros são interiores e a luz é artificial.
¨ Sua
grande preocupação era flagrar um instante da vida das pessoas, aprender um
momento do movimento de um corpo ou da expressão de um rosto. Adorava o teatro
de bailados.
CAMILLE PISSARO
(1830-1903)
¨ CONSIDERADO
O PRINCIPAL PAISAGISTA DO IMPRESSIONISMO, FICOU FAMOSO POR SUAS VISITAS A
PARIS, PINTADAS NOS SEUS ÚLTIMOS ANOS DE VIDA. PISSARO FOI O CRONISTA DA CIDADE
QUE DAVA SINAIS CLAROS DE URBANIZAÇÃO,COM MULTIDÕES NAS PRAÇAS, CARRUAGENS,
PRÉDIOS,ETC.
¨ SOFREU
INFLUÊNCIAS DO REALISMO (COUBERT) ,PELA PINTURA DE VIDA SOCIAL, MAS SE
DIFERENCIAVA PELA TÉCNICA COM PINCELAS MAIS SOLTAS.
ALFRED SISLEY
(1839-1899)
¨ TEVE
AULAS COM MONET E RENOIR NO ESTÚDIO DO
ARTISTA SUIÇO RADICADO EM PARIS CHARLES GLEYRE (1808-1874),PROFESSOR DE RENOME
NA ÉPOCA, MAS COMO OUTROS COLEGAS AFASTOU-SE DA OBRA DO MESTRE EM BUSCA DE UMA
PINTURA MAIS LUMINOSA E LIVRE,CUJO RESULTADO DEPENDIA DA PERCEPÇÃO DA NATUREZA
AO VIVO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário