segunda-feira, 7 de setembro de 2015

REALISMO - AULA 15 - NOVO COLÉGIO




    Realismo

        “O Real e o objetivo”
AULA 15

A palavra realismo designa uma maneira de agir, de interpretar a realidade. Esse comportamento caracteriza-se pela objetividade, por uma atitude racional das coisas pode ocorrer em qualquer tempo da história. 
ž  Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades. O homem europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza, convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade. 

HISTÓRICO
ž  Segunda metade do século XIX;
ž  O Realismo é utilizado na História da Arte para designar representações objetivas, sendo utilizado como sinônimo de naturalismo.
ž  Pretendia a observação mais livre da vida, sem tantas idealizações.
ž  Ainda que não tenha conseguido realizar completamente o seu projeto,foi sem dúvida o ponto de partida ás revoluções artísticas que mudaram o curso da arte no século XX.

Características
ž  Tratamento objetivo da realidade do ser humano;
ž  Observação empírica da natureza;
ž  Esquece a subjetividade;
ž  Materialista (não retratava sentimentos);
ž  Representação da realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza.

ARQUITETURA

ž  Os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações, ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia.
Em 1889, Gustavo Eiffel levanta, em Paris, a Torre Eiffel, hoje logotipo da "Cidade Luz".
ESCULTURA
ž  Auguste Rodin - não se preocupou com a idealização da realidade. Ao contrário, procurou recriar os seres tais como eles são. Além disso, os escultores preferiam os temas contemporâneos, assumindo muitas vezes uma intenção política em suas obras. Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano.
Obras destacadas: Balzac, Os Burgueses de Calais, O Beijo e O Pensador.

Na pintura
ž  As obras retratavam cenas do cotidiano das camadas mais pobres da sociedade;
ž  O sentimento de tristeza expressado através do uso de cores fortes;


• Representação da realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza, ou seja o pintor buscava representar o mundo de maneira documental;
• Ao artista não cabe "melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é.
• Revelação dos aspectos mais característicos e expressivos da realidade.

TEMAS DA PINTURA
Politização: a arte passa a ser um meio para denunciar uma ordem social que consideram injusta; a arte manifesta um protesto em favor dos oprimidos.

• Pintura social denunciando as injustiças e as imensas desigualdades entre a miséria dos trabalhadores e a opulência da burguesia. As pessoas das classes menos favorecidas - o povo, em resumo - tornaram-se assunto frequente da pintura realista. Os artistas incorporavam a rudeza, a vulgaridade dos tipos que pintavam, elevando esses tipos à categoria de heróis. Heróis que nada têm a ver com os idealizados heróis da pintura romântica. 
ocial na pintura, retratou temas da vida cotidiana,classes  popuGustave Courbet : Francês, foi considerado o criador do realismo social na pintura, retratou temas da vida cotidiana,classes  populares.


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