sexta-feira, 8 de abril de 2016

Regulamento do concurso de vídeo,fotografia e desenho Poliedro.


1) Regulamento do IV Concurso de Desenho do Sistema de Ensino Poliedro


1- O projeto
O Concurso de Desenho é um evento cultural que faz parte do Poliedro Arte & Cultura e é promovido pelo Sistema de Ensino Poliedro (SEP). A proposta para o ano de 2016 é a criação de desenhos que possam expressar a arte no contexto social a partir do tema “Ano internacional do entendimento global da Unesco”.
2- Os objetivos

Valorizar as ações no fomento à arte; desenvolver e estimular as capacidades cognitivas, afetivas e sociais dos alunos, proporcionando a eles um contato amplo com o universo da arte; incentivar o uso da linguagem visual com a criação e expressão do senso estético, artístico e cultural.
3- Participação

A participação no evento é proporcionada aos alunos que utilizam o material didático do SEP, devidamente matriculados no Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Pré‐vestibular das Unidades Parceiras (UPs). Cada aluno poderá se inscrever em uma das categorias de sua série e escolher uma das 17 metas (ver anexo II) do tema da Unesco: “Ano internacional do entendimento global da Unesco”.


4- As categorias* para a participação no concurso de desenho são:


 Ensino Médio e Pré-vestibular – (1º ao 3º EM e PV)
 Categoria I – Tirinha, charge ou HQ;

Categoria II – Paisagem;
 Categoria III – Figurativo;
 Categoria IV – Desenho gráfico;
 Categoria V – Abstrato.
* Para maiores informações veja o Anexo I

5- Sobre o Tema

O Ano Internacional do Entendimento Global (IYGU) aborda as maneiras como nós transformamos a natureza. As sociedades e culturas determinam as formas como vivemos e moldamos a natureza. Elas também influenciam no modo como percebemos as consequências globais do nosso comportamento quotidiano; não podemos mudar o mundo sem compreendermos qual é o efeito global das nossas ações sobre o planeta. Sendo assim, podemos:
Conectar ação local e desafios à escala global.
Focar a sustentabilidade global das ações locais.
Dar ênfase aos elementos sociais e culturais na transformação da natureza.


*** As 17 metas globais valem para os trabalhos em vídeo, fotografia ou desenho.
Logo abaixo estão os links sobre todas as metas, para ajudar na formação do pensamento e na conclusão dos trabalhos.


De acordo com a Unesco, foram eleitas 17 metas globais para o desenvolvimento sustentável, que são:

1- Erradicação da pobreza
2- Fome zero e agricultura sustentável
3- Saúde e bem-estar
4- Educação de qualidade
5- Igualdade de gênero
6- Água potável e saneamento
7- Energia limpa e acessível
8- Trabalho decente e crescimento econômico
9- Indústria, inovação e infraestrutura
10- Redução das desigualdades
11- Cidades e comunidades sustentáveis
12- Consumo e produção responsáveis
13- Ação contra a mudança global do clima
14- Vida na água
15- Vida terrestre
16- Paz, justiça e instituições eficazes
17- Parcerias e meios de implementação


***Para cada meta, estão disponíveis também vários conteúdos, informações e vídeos relacionados.
As metas para o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL estão disponíveis em:
https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/


6- Característica do material

Os desenhos devem ser elaborados utilizando lápis crayon ou lápis carvão; podem ser coloridos ou não.
Os desenhos deverão ser finalizados em uma ou mais aulas de acordo com as necessidades dos alunos, porém só poderão ser produzidos em sala de aula.
Só serão aceitos desenhos inéditos, produzidos para o IV Concurso de Desenho do SEP, que não tenham sido parcial ou totalmente publicados em meios digitais, incluindo a internet, mesmo com a autorização de terceiros.
Os desenhos devem ser digitalizados no formato JPG ou JPEG com qualidade de, no mínimo, 1 megapixel para avaliação dos jurados.
O aluno deve reservar um espaço no canto inferior direito do desenho para inserir a assinatura.

A seleção do IV Concurso de Desenho do SEP considerará:
 Abordagem do tema;
 Criatividade;
 Originalidade;
 Qualidade técnica.


Premiação
Os 10 melhores desenhos de cada categoria serão premiados.
O Sistema de Ensino Poliedro enviará os prêmios às Unidades Parceiras, cabendo a cada uma realizar o evento de entrega.
Os prêmios para os alunos serão os seguintes:
1º lugar: 5 exemplares do livro do Concurso de Desenho, medalha de ouro e certificado digital.
2º lugar: 4 exemplares do livro do Concurso de Desenho, medalha de prata e certificado digital.
3º lugar: 3 exemplares do livro do Concurso de Desenho, medalha de bronze e certificado digital
Do 4º ao 10º lugar: 2 exemplares do livro do Concurso de Desenho e certificado digital
A UP receberá 5 exemplares do livro do Concurso de Desenho para o acervo de sua biblioteca.


Cada aluno poderá inscrever apenas 1 (um) desenho por categoria.
O trabalho deverá ser individual, sendo vedada a coautoria.

ANEXO I
Especificações de cada estilo:
Tirinha – é uma sequência de quadrinhos que, geralmente, faz uma crítica aos valores sociais.
Charge – faz uma sátira (crítica sarcástica) sobre os acontecimentos atuais, geralmente na esfera política, com o intuito de demonstrar indignação e insatisfação com a situação vigente. Além disso, a charge quase sempre utiliza a caricatura para delinear a(s) personagem(ns) envolvida(as).
HQ – é uma forma de arte que conjuga texto e imagem com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. É, em geral, publicada no formato de revista ou livro.
Paisagem – pode ser natural (florestas, rios, montanhas etc.) ou urbana/cultural (estradas, prédios, monumentos etc.).
Figurativo – tem a finalidade de representar formas que reproduzem a aparência da realidade, tanto as naturais quanto as criadas pelo ser humano. A sua execução pode ser a partir de observação, memória ou criação.
Desenho gráfico – por meio de símbolos e signos, o desenho gráfico apresenta soluções visuais para uma comunicação mais eficaz, clara e objetiva. É através de técnicas formais que um conceito ou uma ideia ganham forma. O desenho gráfico é um meio de estruturar a comunicação impressa, em que, no geral, se trabalha a relação entre imagem e texto.
Abstrato – é um movimento artístico, também chamado de abstracionismo, que consiste em obras que possuem uma grande mistura de ideias, não tendo um sentido central; cada um que as observa imagina uma forma para aquilo que vê.

ANEXO II
A missão da Unesco consiste em contribuir para a consolidação da paz, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural por meio da educação, das ciências, da cultura, da comunicação e da informação. Educar para a cidadania global pressupõe:
- alcançar a educação de qualidade para todos e a aprendizagem permanente ao longo de toda a vida;
mobilizar o conhecimento científico e as políticas relativas à ciência com vistas ao desenvolvimento sustentável;
- enfrentar e resolver os novos problemas éticos e sociais;
- construir sociedades do conhecimento inclusivas e integradoras com o apoio da informação e da comunicação.
Foram concluídas em agosto de 2015 as negociações que culminarão na adoção, em setembro, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Processo iniciado em 2013, seguindo mandato emanado da Conferência Rio+20, os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, sucedendo e atualizando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
O Brasil participou de todas as sessões da negociação intergovernamental. Chegou-se a um acordo que contempla 17 Metas, envolvendo temáticas diversificadas, como:

 erradicação da pobreza,
 segurança alimentar e agricultura,
 saúde, educação,
 igualdade de gênero,
 redução das desigualdades,
 energia, água e saneamento,
 padrões sustentáveis de produção e de consumo,
 mudança do clima,
 cidades sustentáveis,
 proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres,
 crescimento econômico inclusivo,
 infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

Links para estudo e desenvolvimento dos projetos:
Unesco
http://en.unesco.org/
Ano Internacional do Entendimento Global
http://www.peaunesco.com.br/Ano2016/
Nós os povos para os objetivos globais
https://www.youtube.com/watch?v=RpqVmvMCmp0
Nações Unidas no Brasil
https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/
Objetivos Globais da ONU: A maior lição do mundo
https://www.youtube.com/watch?v=MKH97nZXRys
Representação da Unesco o Brasil
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/
Educação : O desenvolvimento sustentável começa com a educação
https://www.youtube.com/watch?v=3OdP7bYe5wk
Um olhar sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
https://www.youtube.com/watch?v=5G0ndS3uRdo
Homem de verdade não bate em mulher
https://www.youtube.com/watch?v=z85kvYGXLhE&list=PLUZOt6bFc2fivpg2P2xW-k7SJl6lwDJTX&index=1
Campanha "Mulheres e Direitos" pede fim da violência e promoção da igualdade de gênero
https://www.youtube.com/watch?v=Iwg6aXEgkvU&index=3&list=PLUZOt6bFc2fivpg2P2xW-k7SJl6lwDJTX
Fome, o maior problema solucionável do mundo
https://www.youtube.com/watch?v=dsU7CWhYzYM&list=PLUZOt6bFc2fivpg2P2xW-k7SJl6lwDJTX&index=13
Heróis do Clima: Histórias de Mudança
https://www.youtube.com/watch?v=4V3dCNFpEBg&list=PLUZOt6bFc2fivpg2P2xW-k7SJl6lwDJTX&index=47
Combatendo a desigualdade e empoderando mulheres e meninas
https://www.youtube.com/watch?v=nNOXU_5msFc&list=PLUZOt6bFc2fivpg2P2xW-k7SJl6lwDJTX&index=61
10 coisas que você precisa saber sobre a #COP21
https://www.youtube.com/watch?v=m9gp2TGL1JI
Retrospectiva da ONU 2015
https://www.youtube.com/watch?v=Eo3HDjMz5mQ&list=PLUZOt6bFc2fh8TFRaD88odEHZVcq1TvG8
E se você pudesse agir pelo clima e salvar vidas?
https://www.youtube.com/watch?v=8LMVA919O0s&list=PLUZOt6bFc2fh8TFRaD88odEHZVcq1TvG8&index=32
O que é tolerância?
https://www.youtube.com/watch?v=O1xMztcyouQ
Quais são os custos da perda e desperdício de alimentos?
https://www.youtube.com/watch?v=q3VFy0XlU7Y
https://www.facebook.com/ONUBrasil/?fref=ts
O planeta é a nossa casa
https://www.youtube.com/watch?v=uaG3wMj5RNU
O preço da exclusão
https://www.youtube.com/watch?v=W_ixUVYkOdk
A história que estamos moldando já começou há muito tempo
https://www.youtube.com/watch?v=Vwi2fdLSdP8
Agenda 2030: Novos e antigos desafios do nosso século
https://www.youtube.com/watch?v=06WvfMkz3VU
A História que estamos moldando: Instituições inclusivas
https://www.youtube.com/watch?v=8T5ENkK6t0Y
Um Futuro, #FomeZero #ZeroHunger
https://www.youtube.com/watch?v=EwZ3-_KBgpk
O Enigma: ONU contra a homofobia
Juntos podemos parar a degradação da terra!
https://www.youtube.com/watch?v=sNPEDXmMcUQ
ONU: Um novo começo para todos os povos




2) Regulamento do VII Concurso de Fotografia do Sistema de Ensino Poliedro

1- O projeto

O Concurso de Fotografia é um evento cultural que faz parte do Poliedro Arte & Cultura e é promovido pelo Sistema de Ensino Poliedro (SEP). A proposta para o ano de 2016 é a captação de imagens, de modo que possam expressar a arte no contexto social a partir do tema “Ano internacional do entendimento global da Unesco”.
2- Os objetivos

Valorizar as ações no fomento à arte; desenvolver o olhar fotográfico e artístico em imagens produzidas e editadas por câmeras fotográficas, smartphones, tablets e outros aplicativos móveis; aprofundar o conhecimento em captação de imagens, edição e uso de filtros e promover essa nova linguagem da fotografia da maneira mais acessível e prazerosa possível.
3- Participação

A participação no evento é proporcionada aos alunos que utilizam o material didático do SEP, devidamente matriculados no Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Pré‐vestibular das Unidades Parceiras (UPs). Cada aluno poderá se inscrever em uma das categorias de sua série e escolher uma das 17 metas (ver anexo II) do tema da Unesco: “Ano internacional do entendimento global da Unesco”.


 Ensino Médio (1º ao 3º ano e pré-vestibular)
 Categoria I – Retrato
Categoria II – Preto e branco
 Categoria III – Street
 Categoria IV – Artes Visuais
* Para maiores informações veja o Anexo I



Característica do material

Só serão aceitas fotografias inéditas, produzidas para o VII Concurso de Fotografia do SEP, que não tenham sido parcial ou totalmente publicadas em meios digitais, incluindo a internet, mesmo que com a autorização de terceiros.
A foto deverá ter entre 5,0 e 7,0 megapixels de resolução, estar no formato JPG ou JPEG e estar em boa qualidade para a avaliação dos jurados.

A escola deverá enviar o material de seus alunos via internet dentro do prazo estipulado no regulamento.
As fotografias inscritas, sob pena de desclassificação, não poderão ter conteúdo que:
• possa causar danos a terceiros, seja por difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou morais;
• seja obsceno e/ou pornográfico;
• constitua ofensa à liberdade de crença e às religiões;
• viole a privacidade de terceiros;
• contenha dado ou informação racista ou discriminatória;
• tenha intenção de divulgar produto, serviço ou com qualquer finalidade comercial, institucional ou publicitária;
• faça propaganda eleitoral ou divulgue opinião favorável ou contrária a algum partido político ou candidato;
• tenha sido produzido, parcial ou integralmente, por terceiros.
 
***As 17 metas estabelecidas pela Unesco estão no anexo de desenho e são as mesmas para fotografia,desdenho e vídeo.


 Seleção e divulgação dos finalistas

A Comissão Julgadora será composta de profissionais da área: fotógrafos e designers. A seleção do VII Concurso de Fotografia do SEP considerará:
Abordagem do tema;
Criatividade;
Originalidade;
Qualidade técnica.
No dia 29 de julho de 2016, a Comissão Organizadora publicará no hotsite do evento e no portal Edros a relação e a colocação dos desenhos classificados de cada categoria.

 Premiação

Serão premiadas as 10 melhores fotografias de cada categoria.
O Sistema de Ensino Poliedro enviará os prêmios às Unidades Parceiras, cabendo a cada uma realizar o evento de entrega.
Os prêmios para os alunos serão os seguintes:
1º lugar: 5 exemplares do livro do Concurso de Fotografia, medalha de ouro e certificado digital.
2º lugar: 4 exemplares do livro do Concurso de Fotografia, medalha de prata e certificado digital.
3º lugar: 3 exemplares do livro do Concurso de Fotografia, medalha de bronze e certificado digital.

***O autor deverá providenciar a autorização de uso de imagem caso sua fotografia registre pessoas e/ou locais privados. Na autorização, precisará constar o nome completo e a assinatura da pessoa fotografada e, no caso de locais, o nome do responsável e sua função. O documento deverá ser digitalizado e enviado com o arquivo da foto.
A fotografia será automaticamente desclassificada se não conter as devidas autorizações descritas neste regulamento.

Somente serão aceitas inscrições pelo procedimento previsto neste regulamento. Os dados fornecidos pelo participante deverão estar corretos, claros e precisos. É de total responsabilidade dos participantes a veracidade dos dados fornecidos à Comissão Organizadora.
O trabalho deverá ser individual, sendo vedada a coautoria.
Os arquivos digitais da fotografia devem ser nomeados com o nome completo do aluno e da escola.
Cada aluno (a) poderá inscrever 1 (uma) fotografia por categoria.
ANEXO I - Especificação de cada estilo

Retrato – é um dos tipos de fotografia mais antigos. Seu objetivo principal é registrar com exatidão pessoas ou objetos fotografados.
Preto e branco – na fotografia p&b, a composição inteira se sustenta no contraste entre os tons de cinza dos elementos. A falta de cor torna a imagem registrada mais distante do olhar (colorido), buscando registro além da realidade, ou de uma outra realidade. Essas fotografias costumam definir as formas por meio da iluminação.
Street – fotografia de rua é aquela que mostra a cultura local, os eventos, a arquitetura e/ou retrata pessoas em cenas do seu dia a dia. Geralmente são imagens intrigantes que contam uma história e têm um potencial de marcar uma época. Como carregam um caráter temporário, mostram uma cena passageira, corriqueira, que, após um tempo, será história e tende a nunca mais se repetir da mesma forma.
Artes visuais – é a designação dada ao conjunto de artes que representa o mundo real ou imaginário e que tem a visão como principal forma. São as formas de arte como cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanato, fotografia, vídeo, produção cinematográfica e arquitetura.

3) Regulamento do X Concurso de Vídeo do Sistema de Ensino Poliedro

1- O projeto

O Concurso de Vídeo é um evento cultural que faz parte do Poliedro Arte & Cultura e é promovido pelo Sistema de Ensino Poliedro (SEP). A proposta para o ano de 2016 é a criação de vídeos, de modo que expressem a arte no contexto social a partir do tema “Ano internacional do entendimento global da Unesco”. Como o tema é amplo, permite abordar as iniciativas e experiências que cercam esse modelo de produção.
2- Os objetivos

Valorizar as ações no fomento à arte; incentivar a capacidade de lidar com a linguagem audiovisual; exercitar a autoria, a leitura crítica da mídia e a produção audiovisual como atividades pedagógicas vinculadas ao currículo escolar; utilizar a tecnologia para se expressar criativamente.
3- Participação

A participação no evento é proporcionada aos alunos que utilizam o material didático do SEP, devidamente matriculados no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré‐vestibular das Unidades Parceiras (UPs). Cada aluno poderá se inscrever em uma das categorias de sua série e escolher uma das 17 metas (ver anexo II) do tema da Unesco: “Ano internacional do entendimento global da Unesco”.
Categoria II
Ensino Médio e Pré-vestibular (1º ao 3º e PV)
Tempo do vídeo nestas categorias
De 60 segundos (mínimo) a 5 minutos de duração (máximo), incluindo os créditos.
Formato dos vídeos
Os vídeos poderão ser realizados em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento, como câmera de vídeo, câmera de foto digital (sequências de fotos), câmera de celular, animação feita no computador etc.
Os formatos de arquivos aceitos para o envio dos vídeos são: .wmv, .mov, .mpg, .mpeg, .mp4, m4v, .mp4v, divx, .xvid e .avi.
Os vídeos poderão ter áudio, legendas, trilha musical, colagens de imagens e/ou outros materiais de terceiros. Os créditos de músicas incidentais, imagens deverão aparecer ao término do vídeo (independentemente de serem de domínio público ou não).
Só serão aceitos vídeos inéditos, produzidos especialmente para o X Concurso de Vídeo do SEP, que não tenham sido parcial ou totalmente publicados em meios digitais, incluindo a internet, mesmo que com a autorização de terceiros.
Cada concorrente pode inscrever 1 (um) vídeo.
Cada mídia deve conter apenas um vídeo e ser devidamente identificada com o nome do(s) aluno(s) envolvido(s), a(s) turma(s) e a Unidade Parceira.
No caso de grupos, é necessária a indicação de um representante, pois caberá a ele receber a premiação. Recomenda‐se a participação de no máximo 5 (cinco) componentes por vídeo.
A escola deverá enviar o material de seus alunos via internet dentro do prazo estipulado no regulamento.
Os vídeos inscritos, sob pena de desclassificação, não poderão apresentar conteúdo que:
• possa causar danos a terceiros, seja por difamação, injúria ou calúnia, danos materiais e/ou morais;
• seja obsceno e/ou pornográfico;
• constitua ofensa à liberdade de crença e às religiões;
• viole a privacidade de terceiros;
• contenha dado ou informação racista ou discriminatória;
• tenha intenção de divulgar produto, serviço ou com qualquer finalidade comercial, institucional ou publicitária;
• faça propaganda eleitoral ou divulgue opinião favorável ou contrária a algum partido político ou candidato;
• contenha a reprodução, autorizada ou não, de trechos de vídeos ou músicas de terceiros.

Seleção e divulgação dos finalistas
A Comissão Julgadora será composta de profissionais da área: roteiristas, videomakers e editores.
A seleção do X Concurso de Vídeo do SEP considerará:
 Coerência com o tema proposto;
 Criatividade;
 Originalidade;
 Roteiro.


Premiação
Serão premiados os 10 melhores vídeos de cada segmento escolar (EFII, EM e PV)
O Sistema de Ensino Poliedro enviará os prêmios às Unidades Parceiras, cabendo a cada uma realizar o evento de entrega.
Os prêmios para os alunos serão os seguintes:
1º lugar: 5 DVDs do Concurso de Vídeo, medalha de ouro e certificado digital
2º lugar: 4 DVDs do Concurso de Vídeo, medalha de prata e certificado digital
3º lugar: 3 DVDs do Concurso de Vídeo, medalha de bronze e certificado digital
Do 4º ao 10º lugar: 2 DVDs e certificado digital
A UP receberá 5 DVDs do Concurso de Vídeo para o acervo de sua biblioteca

O professor responsável recebera certificado digital.

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