domingo, 10 de maio de 2015

Colégio Aguilar 9º ano : Análise da obra de William Turner : Navio Negreiro.

William Turner, O Navio Negreiro (Traficantes de escravos lançando ao mar os mortos e moribundos, tufão aproximando-se) 1840, óleo sobre tela (Museum of Fine Arts, Boston)


Turner, pintor paisagista, passou por uma situação delicada na 72ª mostra da Royal Academy em 1840 ao expor a obra Navio negreiro (Traficantes de escravos lançando ao mar os mortos e moribundos, tufão aproximando-se), que foi duramente criticada e o quadro que arrancou gracejos da rainha Vitória na mostra foi Tribunal do Juri, de Edwin Landseer. O pintor soube apropriadamente agradar a rainha, que adorava cachorros, com a tela que trazia um poodle como personagem.


Edwin Landseer, Tribunal do Júri, ou Impondo a Lei. 1840, óleo sobre tela (Chatsworth House, Derbyshire)


O Romantismo
Romantismo, é um termo livremente aplicado a movimentos literários e artísticos do final dos séculos 18 e 19. Resultando, em parte, os ideais libertários e igualitários da Revolução Francesa, os movimentos românticos tinham em comum apenas uma revolta contra as regras prescritas de classicismo. Os objetivos básicos do romantismo foram vários: um retorno à natureza e à crença na bondade da humanidade, a redescoberta do artista como um criador extremamente individual, o desenvolvimento do orgulho nacionalista, e a exaltação dos sentidos e das emoções sobre a razão e intelecto.
É neste cenário da Revolução Francesa que Turner tira proveito dessa nova relação artista/estilo, trazendo sua consciência individual em suas criações dramáticas e carregadas de movimento.
Ao analisar o quadro Navio Negreiro pode-se observar a critica aos traficantes de escravos, que incomodou a maioria dos críticos da época que não pouparam textos negativos e acusando-o de louco por conta do quadro. O público e a sociedade não estavam preparados para tratar o tema da escravidão daquela forma, onde Turner expõe a crueldade realizada. Ele fez uso de todo seu talento poético, usou cores impactantes porém a sociedade ainda não estava preparada para admirar/ entender um quadro que não trazia o belo clássico (que percebe-se ainda era venerado), e nem haveria de trazer, visto o tema que tratava. Foi uma tentativa de Turner de criar uma pintura histórica moderna, que saísse do simples e surpreendesse, porém foi incompreendida por um público que apreciava quadros com representações de cachorros.

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