NOVO COLÉGIO
2º ANO MÉDIO /
ARTE / BIM
RESUMO AULA :
POWER POINT
Barroco
A Arte A Serviço
De Deus
Introdução
Desenvolvimento:
1600 (século XVI) a 1750 (século XVIII)
Ainda
apresenta algumas conecções com a cultura clássica.
Simultaneamente
busca caminhos próprios, que satisfariam as necessidades de expressão daquela
época.
Emanação
direta da Contrarreforma.
É
POSSÍVEL QUE O TERMO BARROCO TENHA VINDO DO PORTUGUÊS ARCAICO USADO PELOS
JOALHEIROS E DESIGNAVA UM TIPO DE PÉROLA IRREGULAR.
O Concílio de Trento
Realizado
de 1545 a 1563 , foi considerado um
dos três concílios fundamentais da igreja Católica, foi convocado pelo
Papa Paulo III para assegurar a unidade da fé e a disciplina
eclesiástica,no contexto da Reforma da Igreja Católica e a reação à
divisão então vivida na Europa devido à Reforma
Protestante(Lutero) razão pela qual é denominado também de Concílio
da Contra Reforma. O Concílio foi realizado na cidade de Trento
na Itália.
Lutero
(líder protestante) era contra todo tipo de imagem ou quadros religiosos
(Idolatria).
O Concílio de Trento e sua influência
na Arte
A
Arte deveria atender às finalidades da Igreja;
Os
pintores deveriam seguir as orientações de religiosos;
Proibição
do nu, cenas sugestivas, indecentes e profanas nos lugares santos (Igrejas,etc);
Panejamento;
SEsse
período do Concílio de Trento é chamado de “Nascimento do Pudor”
Características
Emocional
sobre o racional: seu propósito é impressionar os sentidos do observador,
baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos
sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio;
Busca
de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas,
colunas retorcidas;
Entrelaçamento
entre a arquitetura e escultura;
Violentos
contrastes de luz e sombra;
Pintura
com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu,
tal a aparência de profundidade conseguida.
• Iluminação
dramática de suas figuras em contraste com fundos escuros e impenetráveis
Objetivos
Era
preciso reconquistar os fiéis;
O
culto deveria ser um momento sublime e a beleza deveria incentivar a devoção;
A
necessidade de comover, de deslumbrar, orientou as obras do período, dotando-as
de um caráter de espetáculo;
A
arte deveria ser grandiosa, porém mais próxima dos sentidos, a fim de atingir
todas as camadas do povo;
Visava
“glorificar o Senhor e exaltar o Seu nome”
CARAVAGGIO : OS MÚSICOS 1595-1596
CARAVAGGIO: AS
DÚVIDAS DE SÃO TOMÉ 1602
REMBRANDT
A LIÇÃO DE ANATOMIA DO DOUTOR TULP, 1632.
A LIÇÃO DE ANATOMIA DO DOUTOR TULP, 1632.
As Meninas,
Velásquez
Velásquez
- A infanta Margarida, a primogênita dos reis, é a figura principal. É a alegria dos seus pais como única sobrevivente dos vários filhos que foram nascendo e falecendo.
- Dona Isabel fazendo uma reverência.
- Pede água e inicia o gesto de se reclinar frente a infanta, gesto próprio do protocolo de palácio.
4. Anã hidrocéfala.
- Menino
- Camareira
- Camareiro
- Dom José Nieto Velázquez é a personagem que se vê ao fundo do quadro.
- O autor da obra, Velázquez. Está de pé e mantém nos seus mãos a paleta e o pincel, numa atitude
pensativa, como se examinasse aos seus modelos antes de
aplicar outra pincelada.
10 e 11. Filipe IV e a sua esposa Mariana de Áustria
refletem-se num espelho detrás do pintor.
Com o espelho, desvela-se que pinta Velázquez: pinta aos
reis, que posam "fora do quadro", mais ou menos no lugar onde está o espectador. É um truco
que nos integra na pintura, fusionando realidade e aparência.
Igreja Barroca
O
teto é uma mistura de arquitetura e escultura, para causar a impressão de
infinito;
Estátuas
em expressões dramáticas são iluminadas por uma luz “sobrenatural”;
As
colunas retorcidas transmitem a sensação de poder, movimento e inquietude;
Resplendor
dourado;
Tudo
combinado, causa um efeito de intensa emoção e inacreditável grandeza.
Expansão e Ramificação
Atingiu
quase todos os países da Europa, onde desenvolveu-se de diversas maneiras
diferentes, inclusive nos países de maioria protestante.
Chegou
também às colônias européias na América Latina.
No Brasil, a arquitetura religiosa foi o maior expoente da
arte barroca. As igrejas eram maravilhosamente decoradas com entalhes em
madeira cobertos de ouro, teto pintado com cenas bíblicas, esculturas de
santos, altares com anjos, colunas, flores e muitos outros elementos
decorativos.
Escultura
Sensação
de movimento
Não
há fronteira entre a obra e o mundo real
Expressões
intensas
Dramaticidade
O BARROCO NO BRASIL
O
Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas. Inicialmente, no
final do século XVI, tratava-se de um movimento apenas destinado à
catequização. A partir do século XVII, o Barroco passa a se expandir para os
centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, por meio das igrejas.
Assim, a função da igreja era ensinar o caminho da religiosidade e da moral a
uma população que vivia desregradamente.
Altar mor
da igreja de São Francisco da Penitência- Ouro Preto
Congonhas do Campo
Os 12 Profetas.
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