sábado, 23 de maio de 2015

Resumo Barroco: 2º médio Novo Colégio.




NOVO COLÉGIO
2º ANO MÉDIO / ARTE / BIM
RESUMO AULA : POWER POINT
Barroco
A Arte A Serviço De Deus
Introdução
  Desenvolvimento: 1600 (século XVI) a 1750 (século XVIII)
  Ainda apresenta algumas conecções com a cultura clássica.
  Simultaneamente busca caminhos próprios, que satisfariam as necessidades de expressão daquela época.
  Emanação direta da Contrarreforma.
  É POSSÍVEL QUE O TERMO BARROCO TENHA VINDO DO PORTUGUÊS ARCAICO USADO PELOS JOALHEIROS E DESIGNAVA UM TIPO DE PÉROLA IRREGULAR.

Concílio de Trento
  Realizado de 1545 a 1563 , foi considerado  um dos três  concílios fundamentais da igreja Católica, foi convocado pelo Papa Paulo III para assegurar a unidade da fé  e a disciplina eclesiástica,no contexto da Reforma da Igreja Católica  e a reação à divisão então vivida na Europa devido à Reforma Protestante(Lutero) razão pela qual é denominado também de Concílio da Contra Reforma. O Concílio foi realizado na cidade de Trento na Itália.
  Lutero (líder protestante) era contra todo tipo de imagem ou quadros religiosos (Idolatria).

O Concílio de Trento e sua influência na Arte
  A Arte deveria atender às finalidades da Igreja;
  Os pintores deveriam seguir as orientações de religiosos;
  Proibição do nu, cenas sugestivas, indecentes e profanas nos lugares santos (Igrejas,etc);
  Panejamento;
SEsse período do Concílio de Trento é chamado de Nascimento do Pudor
Características
  Emocional sobre o racional: seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção  e não apenas pelo raciocínio;
  Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
  Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;
  Violentos contrastes de luz e sombra;
  Pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.

       Iluminação dramática de suas figuras em contraste com fundos escuros e impenetráveis


Objetivos
  Era preciso reconquistar os fiéis;
  O culto deveria ser um momento sublime e a beleza deveria incentivar a devoção;
  A necessidade de comover, de deslumbrar, orientou as obras do período, dotando-as de um caráter de espetáculo;
  A arte deveria ser grandiosa, porém mais próxima dos sentidos, a fim de atingir todas as camadas do povo;
  Visava “glorificar o Senhor e exaltar o Seu nome”

CARAVAGGIO  : OS MÚSICOS 1595-1596

CARAVAGGIO: AS DÚVIDAS DE SÃO TOMÉ 1602


REMBRANDT
A LIÇÃO DE ANATOMIA DO DOUTOR TULP, 1632.

As Meninas,
Velásquez
  1. A infanta Margarida, a primogênita dos reis, é a figura principal. É a alegria dos seus pais como única sobrevivente dos vários filhos que foram nascendo e falecendo.
  2. Dona Isabel fazendo uma reverência.
  3. Pede água e inicia o gesto de se reclinar frente a infanta, gesto próprio do protocolo de palácio.
4. Anã hidrocéfala.
  1. Menino
  2. Camareira
  3. Camareiro
  4. Dom José Nieto Velázquez é a personagem que se vê ao fundo do quadro.
  5. O autor da obra, Velázquez. Está de pé e mantém nos seus mãos a paleta e o pincel, numa atitude
pensativa, como se examinasse aos seus modelos antes de aplicar outra pincelada.
10 e 11. Filipe IV e a sua esposa Mariana de Áustria refletem-se num espelho detrás do pintor.
Com o espelho, desvela-se que pinta Velázquez: pinta aos reis, que posam "fora do quadro", mais ou menos  no lugar onde está o espectador. É um truco que nos integra na pintura, fusionando realidade e aparência.
Igreja Barroca
  O teto é uma mistura de arquitetura e escultura, para causar a impressão de infinito;
  Estátuas em expressões dramáticas são iluminadas por uma luz “sobrenatural”;
  As colunas retorcidas transmitem a sensação de poder, movimento e inquietude;
  Resplendor dourado;
  Tudo combinado, causa um efeito de intensa emoção e inacreditável grandeza.
Expansão e Ramificação
  Atingiu quase todos os países da Europa, onde desenvolveu-se de diversas maneiras diferentes, inclusive nos países de maioria protestante.
  Chegou também às colônias européias na América Latina.

No Brasil, a arquitetura religiosa foi o maior expoente da arte barroca. As igrejas eram maravilhosamente decoradas com entalhes em madeira cobertos de ouro, teto pintado com cenas bíblicas, esculturas de santos, altares com anjos, colunas, flores e muitos outros elementos decorativos.

Escultura
  Sensação de movimento
  Não há fronteira entre a obra  e o mundo real
  Expressões intensas
  Dramaticidade

O EXTASE DE SANTA TERESA de Gian Lorenzo Bernini  (1598-1680
O BARROCO NO BRASIL
  O Barroco foi introduzido no Brasil por intermédio dos jesuítas. Inicialmente, no final do século XVI, tratava-se de um movimento apenas destinado à catequização. A partir do século XVII, o Barroco passa a se expandir para os centros de produção açucareira, especialmente na Bahia, por meio das igrejas. Assim, a função da igreja era ensinar o caminho da religiosidade e da moral a uma população que vivia desregradamente.

              Altar mor da igreja de São Francisco da Penitência- Ouro Preto

Congonhas do Campo
Os 12 Profetas.

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