ARTE
AULA – 7 e 8.
2º ANO
RESUMO
ARTE NA IDADE MÉDIA:
7-ARTE ROMÂNICA
8-ARTE GÓTICA
Arte na Idade Média
1- A Idade Média inicia-se em 476 com a
queda do Império Romano do Ocidente, devido às invasões de povos bárbaros. Seu
fim foi assinalado pela queda do Império Romano do Oriente em 1453, devido às
invasões e à tomada de Constantinopla pelos turcos, nascendo assim Istambul,
Turquia.
2- A Idade Média é marcada pela descentralização do poder e pelo declínio
das grandes cidades. Devido a constantes invasões bárbaras, as populações migraram
para o campo e a agricultura tornou- se a base política, social e econômica.
3- A unidade do império romano
desapareceu e seu território foi retalhado em feudos que se estenderam por todo
o continente europeu. Todos esses fatores deram início ao Feudalismo, sistema
político, social e econômico que se instalou na Europa medieval.
4- A Igreja católica, já organizada nas últimas décadas do Império Romano,
tornou-se a instituição mais importante da Idade Média, devido à progressiva
conversão dos bárbaros ao cristianismo. O papa era reconhecido como a
autoridade máxima e a arte e a cultura era dominada pela Igreja.
5- No ano de 774, a pedido do papa Adriano I, Carlos Magno derrotou os
lombardos (povo que dominou os bizantinos na Itália) Com sua vitória, Carlos
Magno conquistou o título de rei e foi proclamado defensor da Igreja. No natal
do ano 800, o papa Leão III coroou-o imperador do ocidente.
6- Durante o reinado de Carlos Magno desenvolveu-se
um novo estilo de arte, misturando a arte romana e bizantina, chamado ROMÂNICO,
usado principalmente nas construções de igrejas, mosteiros e castelos. Com a
morte de Carlos Magno as oficinas de arte centralizaram-se nos mosteiros.
a) Utiliza o arco pleno:
b) Abóbadas de berço e de aresta,
c) Paredes grossas , Janelas pequenas ou
compridas, criando ambientes escuros e sombrios,
d) Torres baixas
e largas,
e) Rosáceas,
f) Nave.
9)
Igrejas de Peregrinação
Saint-Sernin de Toulouse, França.
. Igreja de São Martín de Tours,
Espanha.
. Catedral de Santiago de Compostela,
Corunha, Espanha.
10) As igrejas deviam possuir relíquias
santas. A popularidade das relíquias dependia, em parte, do poder milagroso que
possuíam.
11) Os mosteiros foram importantes para o estabelecimento da arquitetura
românica. Um mosteiro é uma
instituição e edifício de habitação, oração e trabalho de uma comunidade de
monges ou monjas.
9)
Mosteiro Paco Souza, Portugal.
10) Desse conjunto característico, a
dependência a se destacar é o claustro, por vincular o mosteiro ao templo e por
ser a dependência mais bem cuidada do ponto de vista artístico.
11) Complexo de Pisa, Itália. O complexo
de Pisa compreende uma catedral, a torre inclinada ou campanário e o
batistério. A catedral de Pisa (1063 a 1092) tem a forma em cruz como muitas
das igrejas românicas. A famosa torre, construída um século mais tarde, é
inclinada devido a um fenômeno bastante comum na maior parte das torres
italianas de mesma época, decorrência do solo onde foram construídas, porém
este fato não é tão pronunciado.
12) Castelos Românicos Eram a nova forma de arquitetura militar. Serviam de casa para o Sr. Feudal e
sua família ao mesmo tempo faziam a defesa passiva e comandavam as tropas.
13) Na escultura:
1) Está inteiramente subordinada à arquitetura
e à religião.
2) São esculpidos relevos e estátuas - colunas
que ornamentam as paredes externas das construções românicas
3) Mostram cenas do Antigo e Novo
Testamento, o juízo final, figuras de animais fantasiosos e demônios.
14) Tanto a escultura como a pintura Românica retratavam temas religiosos, pois
numa época em que havia pouquíssimos letrados, a Igreja recorria à arte para
transmitir os ensinamentos religiosos.
15) Na pintura:
1) A deformação: o artista interpretava de
modo místico a realidade e retratava seus sentimentos religiosos nas figuras de
forma desproporcional.
2) Cores vivas e planas .
3) Perfis bem marcados.
16) A pintura também aparece nos
manuscritos sob a forma de iluminuras, ou seja, ilustrações de textos com cores
vivas, ornamentadas com ouro e prata.
17) A arte românica predominou até o
início do séc. 17, quando surgiram as primeiras mudanças que mais tarde resultariam
numa revolução na arquitetura e consequentemente na arte.
18)
Arte Gótica
19) De modo depreciativo, essa nova
arquitetura foi chamada de Gótica pelos estudiosos do renascimento. Eles
relacionaram esse novo estilo aos “godos” (povo bárbaro de origem germânica que
invadiu o império Romano). Com o passar do tempo, o nome Gótico ficou
definitivamente relacionado à arquitetura de arcos ogivais.
10) Na Arquitetura:
1) Fachada
com 3 portais Catedral de Notre- Dame
2) Arcos ogivais, que apresentam uma quebra em sua parte superior.
Possibilitou a construção de igrejas mais altas, acentuando a impressão de
verticalidade.
3) Abóbadas de nervuras, substituindo
as de berço e de arestas usadas na arquitetura românica.
4) Torres altas e finas.
5) Gárgulas :As gárgulas, na arquitetura, são desaguadouros, ou seja,
são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas
pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram
ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas. O termo se origina do
francês gargouille, originado de gargalo ou garganta.
6) Vitrais,
cuja função era melhorar a iluminação e contar a história e os ensinamentos do
cristianismo.
7) ROSÁCEA.
11) Na Escultura:
1) Ligada à arquitetura, como no Românico.
2) Figuras esculpidas de forma isoladas, ao
contrário do Românico, que eram aglomeradas e entrelaçadas.
3) Figuras mais realistas que retratavam
os valores mais importantes daquela época. Elas eram mais eretas e acompanhavam
a verticalidade da arquitetura gótica. Contudo o tema principal continuou sendo
o religioso.
12) Catedrais Góticas:
Catedral de Chartres – FR, Chartres –
Catedral de Notre Dame, Catedral de Colônia ALEMANHA
Abadia de Westminster – INGLATERRA ,Interior
- Abadia de Westminster
Sagrada Família Barcelona – Espanha.
13) Na Pintura :
1) Profundidade: Diferentemente da
pintura românica, onde as cenas aconteciam num único plano, a pintura gótica
procura dar alguns movimentos às figuras através da postura dos corpos e das
paisagens de fundo. 2) Realismo: As figuras são representadas de forma mais
detalhada e realista. O artista tenta reproduzir os seres exatamente como eles
são.
14) Giotto di Bondone mais conhecido
simplesmente por Giotto (Colle
Vespignano, 1266 - Florença, 1337) foi um pintor e arquiteto italiano. Ele
identifica a figura dos santos como seres humanos de aparência comum. Assim, a
pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que vai cada
vez mais se firmando até ao Renascimento.
15) . Jan Van Eyck foi um pintor igualmente caracterizado pelo naturalismo, imperando na
sua obra meticulosos pormenores e vivas cores, além de uma extrema precisão nas
texturas e na busca por novos sistemas de representação da tridimensionalidade,
ou seja, a perspectiva.
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